Marketing verde: explorando como as marcas estão adotando práticas mais sustentáveis e se posicionando nas mídias sociais

Mariana Melo                                                                                                                                                                     06 de outubro de 2023
Leitura 10 minutos
O marketing verde é mais do que uma tendência passageira. Em um mundo onde consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental e da importância de práticas sustentáveis, empresas de todos os nichos tentam ao máximo se adequar a essa nova necessidade.

Mas o que é o Marketing Verde e como as empresas levantam a bandeira da sustentabilidade?

 

A Era da Consciência Sustentável

O mundo está mudando e, junto com ele, o marketing também. Com a crescente preocupação dos impactos ambientais que se intensificaram nas últimas décadas, as empresas têm se voltado para o “Marketing Verde” como uma estratégia para atrair e reter clientes.
O Marketing Verde, também conhecido como Marketing Sustentável ou Eco-Marketing, é uma abordagem estratégica que visa a promoção de produtos e serviços de maneira ambientalmente responsável. Em outras palavras, é quando as empresas usam a sustentabilidade como parte central de sua estratégia de marketing e vantagem competitiva. E não se limita em apenas produtos que ligamos ao sustentável, como carros elétricos ou energia solar, estamos falando de todo o ciclo de vida do produto, desde a fabricação até o descarte.

Quais os benefícios de adotar o Marketing Verde?

Aumentar a credibilidade, agregar valor à marca, atender as exigências do mercado consumidor e chamar a atenção de acionistas conscientes são alguns benefícios agregados ao Marketing Verde. Adotar tecnologias verdes e produtos eco-friendly pode diferenciar a empresa da concorrência e abrir portas para novos mercados.

 

Mas como o Marketing Verde funciona na prática?

Vamos conferir algumas práticas sustentáveis que estão se tornando padrão no mundo business:
Produção sustentável: diversas empresas estão revendo seus processos de produção para reduzir o consumo de recursos naturais, minimizar resíduos e adotar fontes de energia renovável.
Embalagens eco-friendly: a substituição de embalagens tradicionais por alternativas sustentáveis, como embalagens recicláveis ou biodegradáveis, tornou-se comum.
Responsabilidade social: Programas de responsabilidade social corporativa, como doações para organizações ambientais ou projetos de caridade, têm sido uma maneira que as empresas encontraram de demonstrar seu compromisso com o meio ambiente.
Transparência: criar uma comunicação transparente sobre as práticas sustentáveis, metas e progresso é essencial para ganhar a confiança dos consumidores.

Case de sucesso

Natura: desde o começo, a empresa de cosméticos é um grande destaque entre as empresas sustentáveis devido ao seu foco na área socioambiental, inclusive, no uso sustentável de matérias-primas naturais das florestas para a fabricação de cosméticos, combatendo o desmatamento.
A Natura trabalha diretamente com comunidades locais na Amazônia para obter ingredientes naturais de forma sustentável, promovendo a conservação da biodiversidade. Muitos de seus produtos têm certificações ambientais e orgânicas, também investe em embalagens eco-friendly, utilizando materiais reciclados e desenvolvendo frascos reutilizáveis. Além das práticas ambientais, a Natura apoia causas sociais, incluindo programas de empoderamento de mulheres e de forma muito transparente.
No YouTube também podemos encontrar diversos vídeos que dão espaço para mulheres que fazem parte da história da Natura, humanizando e aproximando o público da marca.
Já no TikTok, a marca apresenta os bastidores da produção e histórias ricas culturalmente sobre as linhas de produtos, sempre dando espaço para que as mulheres representem a marca, de pessoas comuns a influenciadoras.
A Natura é um case nacional de sucesso entre tantos outros que adotam práticas ambientalmente responsáveis e compartilham isso nas redes sociais não apenas contribuindo para o bem do planeta, mas também colhendo os benefícios de uma imagem de marca mais positiva e com consumidores engajados.

Autora

Mariana Melo

Social Media